Foco na Copa Sulamericana
Faltam 10 dias para a viagem de três equipes da Associação de Futebol Educacional de Guabiruba (Afeg) para a cidade de Palotina (PR). Lá, os garotos disputarão a Copa Sulamericana, que está em sua 5ª edição. E para ter o melhor desempenho possível, a garotada não dá mole nos treinos.
De acordo com o treinador das equipes, Marcio Cesari, nesta reta final de preparação dos garotos para o torneio, as atividades estão acontecendo sempre no final da tarde para preservá-los do forte calor que vem atingindo a região. Os treinos acontecem, principalmente, nos campos do 10 de Junho e do Olaria.
A viagem é longa, cerca de 850 km até o Oeste do Paraná. Porém, a motivação da garotada é grande. É um torneio novo para a equipe da Afeg, que mudou de planos em comparação com 2014. Até ano passado o time disputava torneios no começo do ano no Rio Grande do Sul e em busca de novas experiências para os atletas, a diretoria da associação buscou outras competições.
Para evitar o desgaste dos garotos durante os jogos por conta da viagem, a saída da equipe de Guabiruba será um dia antes da primeira partida, o que ajudará os meninos a recuperar o ritmo adquirido durante as atividades, que iniciaram no dia 5 de janeiro, já com a maioria dos atletas em campo.
Além da Copa Sulamericana, a diretoria da Afeg estuda inscrever a equipe no Campeonato Regional de Futebol Menor, promovido pela Liga Blumenauense de Futebol, do qual várias equipes da cidade já participam.
Outra novidade será a participação de uma equipe da Afeg representando a cidade nos Joguinhos Abertos. A participação em competições da Fesporte foi um pedido do secretário de lazer, esportes e assuntos para a juventude, Luiz Schlindwein Filho, o Kareka. Como a equipe é referência na formação de atletas na região, Marcio vê com bons olhos mais essa competição dentro do calendário da Afeg.